Black hat

Black Hat (chapéu preto) é uma prática considerada ilegal, utilizada por muitos usuários para posicionar melhor os sites nos mecanismos de busca, principalmente no Google. Ele explora as falhas nos algoritmos, tornando isso uma prática ilegal.

Keyword Stuffing

Quanto mais uma palavra-chave aparece em um texto, maior a probabilidade dela ser retornada em um resultado de busca. Então para aumentar a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece é utilizada a técnica de Keyword Stuffing onde a palavra-chave é inserida repetidas vezes no conteúdo da página como em meta tags, título da página ou no corpo do texto.

Muitas vezes as páginas que utilizam esta técnicas não são possíveis de serem entendidas, pois apenas agrupam uma grande quantidades de palavras não relacionadas que acabam não fazendo sentido para que as lê. Existem até programas que criam conteúdo para as páginas com a repetição de palavras-chave necessárias para um bom posicionamento. Não faça isso.

Texto invisível

Para aumentar a quantidade de palavras-chave ou para colocar palavras-chave populares que não tem haver com o texto, é utilizada a técnica de texto invisível ou do inglês: invisible text.
A técnica consiste em inserir um texto na mesma cor que o fundo da página. Por exemplo, se a página tem fundo branco, a cor do texto também é branca. Assim, usuários que visitam a página não conseguem visualizar este texto, porém, como os bots de busca são máquinas, eles apenas coletam o texto independente da cor e indexam este conteúdo.

Cloaking e Doorway page

São técnicas com a mesma finalidade, exibir conteúdo diferente para sites de busca do conteúdo para navegadores. A principal diferença, é que o cloaking checa o IP ou navegador do visitante enquanto o Doorway usa redirecionamento por meta, javascript ou até o clique do usuário.

Link Farms

Esta técnica é mais complexa. Nela vários sites são criados com links apontando uns para os outros ou para apenas uma página criando artificialmente popularidade para os envolvidos. A troca de links também não é bem vista.

Over-Submitting

A tentação de ter sua página em todas as ferramentas de busca do mundo é grande e para isto existem programas que inserem em poucos segundos um pedido de inserção do seu site. Tenha cuidado com estes serviços, pois o envio excessivo de pedidos para sites pode ser considerado como spam. Prefira sempre o cadastramento manual.

Encara sofrer uma perda de 90% das visitas do site? Então, esqueça esta técnica!