Blog x Site

Muitas pessoas fazem confusão na hora de identificar o que é blog e o que é site. Com os avanços de programação de blogs, as diferenças de layout com o dos sites, aos olhos leigos, podem ficar quase que imperceptíveis.

No aspecto de linguagem não há muitas dúvidas. Blog tem texto opinativo e informal, enquanto o site tende a ser mais formal.

O site é o modelo tradicional de páginas web. Normalmente tem a home page, um ponto inicial para outras páginas. A comunicação com o leitor normalmente é feita via email. Necessita-se de conhecimento mínimo em HTML. A busca de informação se dá por click em barras do menu e o modelo de navegação é o vai e volta.

Já o blog tem modelo estrutural diferente. Nele há várias páginas empilhadas, podendo navegar entre elas sem click e sem precisar ficar voltando. O conteúdo pode ser classificado por categoria, data ou tags. Cada página ou assunto é chamado de “post”.

Não precisa de conhecimento de tecnologia para criar um blog, qualquer pessoa pode fazer um, tendo em vista que existem vários modelos prontos e acessíveis na internet. Porém alguns recursos mais sofisticados requerem certo grau de conhecimento.

A diferença entre site e blog está no fato de que o proprietário do site pode fazer qualquer coisa, inclusive permitir comentários e sua publicação automática, com ou sem moderação. Já o blog é uma estrutura “fechada”, “pret-a-porter”, por mais plugins que inventem. Neste caso o site há mais recursos que os blogs.