Design Responsivo

Conceitos são criados para melhorar a acessibilidade dos usuários e também, levar a informação para qualquer dispositivo. O conceito de design responsivo não é uma grande novidade nos dias de hoje, principalmente por conta dos tablets e celulares de tamanhos e resoluções cada vez mais variados.

Antes um site funcionava com a resolução máxima de 1024×768 pixels, claro, existiam outras necessidades, mas era somente visualizada por usuários do Mozilla Firefox. Com a grande diversidade de telas existentes no mercado hoje, sendo elas em smartphones, tablets, computadores e TVs, se viu a necessidade de se adequar a qualquer forma e esse é o objetivo do design responsivo, como o próprio nome já diz. Anteriormente era necessário se preocupar com mais de dois layouts e gastar mais linhas de programação, ao invés de se criar sites separados, o responsivo te permite realizar somente um esforço, fazendo seu site se adaptar muito bem a qualquer tela em que ele for carregado.

Todos sabem da existência dos padrões da W3C para tentar ao máximo, igualar as ferramentas baseadas em web, mas quem desenvolve para a web, sabe como os padrões não são seguidos (que diga o internet explorer). Hoje em dia não existe somente um ou dois navegadores, temos o Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Safari, Opera e vários navegadores que são criados com alguns outros objetivos. Tudo isso se deve ao grande numero de sistemas operacionais, Mac, Linux, Windows, iOS, Android, Windows Phone entre outros. A adoção e evolução dos padrões de internet nunca foram tão necessárias como estão sendo agora.

Então, depois de tudo isso, quero começar a devolver meus sites responsivos, por onde posso começar? Vamos a lista:

1. Foundation (http://foundation.zurb.com/)
2. Boostrap (http://twitter.github.com/bootstrap/)
3. Semantic Grid System (http://semantic.gs/)
4. Frameless (http://framelessgrid.com/)
5. Skeleton (http://www.getskeleton.com/)
6. Golden Grid (http://goldengridsystem.com/)
7. Fluid Baseline (http://fluidbaselinegrid.com/)
8. Initializr (http://www.initializr.com/)

Agora é com você!