Dicas fundamentais de SEO

Uma vez que seu site foi construído a prioridade mais importante é se concentrar na otimização de busca (SEO) e um internet marketing eficaz se você quiser ter sucesso. Nós avaliamos seu site, os objetivos de negócio, concorrentes e o conteúdo para determinar a melhor abordagem de marketing na internet.

Conheça algumas dicas para otimizar seu site nas ferramentas de busca:

1 – Pesquisa das palavras-chave

A primeira coisa a fazer em SEO é o estudo de palavras-chave. Afinal, para quais termos de pesquisa você deseja ter seu site bem posicionado nas páginas de busca?

O segredo está em encontrar palavras-chave com muita demanda e ao mesmo tempo com baixa concorrência. O Google disponibiliza uma ferramenta de palavras-chave na qual você pode fazer a análise Demanda x Concorrência dos termos de pesquisa relacionados ao tema de seu site.

2 – A importância do conteúdo de qualidade em SEO

Desenvolva o conteúdo de seu site ou blog.

Para cada palavra-chave escolhida, crie um artigo separado. É importante que cada artigo refira-se a um tema/palavra-chave.

Insira a palavra-chave escolhida ao longo de seu artigo, de forma natural, sem se preocupar muito com a densidade. Nesta fase, você não deve se preocupar tanto com a quantidade de vezes que a palavra-chave deve aparecer. Concentre-se mais em preparar um bom artigo que leve informação de qualidade ao leitor.

Conteúdos de qualidade são raros na Internet. Portanto, aí está uma grande oportunidade para se diferenciar da concorrência. Conteúdos bem feitos, com no mínimo 600 palavras, fotos, vídeos ou qualquer outro gráfico ou widget que levem ao leitor informações de qualidade serão a base para todas as outras técnicas de SEO empregadas.

3 – Densidade das palavras chave

Analise a densidade da palavra-chave escolhida para o mesmo.

Distribua a sua palavra-chave principal ao longo do artigo, dentro de uma densidade ótima (geralmente entre 3% e 5%). Dessa forma, você sinalizará aos mecanismos de busca que aquele artigo específico refere-se àquela palavra. Porém, cuidado!

Ter uma densidade muito alta (acima de 5%) pode sugerir que você esteja empregando técnicas artificiais em sua estratégia de SEO, ou seja, tentando enganar os mecanismos de busca para conseguir posições melhores. Seu site pode ser punido.

4 – URL amigável

Os endereços de URL das páginas de seu site devem ser amigáveis, ou seja, conter palavras/frases sugestivas sobre o conteúdo daquela página. Exemplos:

Exemplo de URL não amigável

http://carlosbarros.net/arquivo.asp?id=1&ref=187

O endereço acima não traz nenhuma pista do que você vai encontrar ao clicar no link. Não é, portanto, uma URL amigável.

Exemplo de URL amigável

https://www.clickws.com.br/dicas-fundamentais-de-seo/

Percebam que o endereço acima, por si só, já sugere ao internauta o que espera por ele ao clicar no link. É possível identificar que, clicando no link, você será levado para uma página que abordará o tema SEO e lhe apresentará dicas de como otimizar seu site para mecanismos de busca.

5 – Títulos no corpo da página: h1, h2, h3…

Os títulos, que variam do h1 ao h6, sinalizarão aos mecanismo de busca quais conteúdos em seu artigo são mais ou menos importantes. É importante incluir em seu artigo pelo menos três títulos, do h1 ao h3, contendo a palavra-chave principal e/ou variantes.

Percebam que este artigo foi logo iniciado com o título “As 10 dicas em SEO que farão a diferença”. Esse título está envolto com as tags h1 e contém a palavra-chave principal SEO.

O h2 está sendo empregado em cada um dos subtítulos das dicas. Nos títulos h2 a palavra-chave SEO também aparece, porém não em todos, pois isso seria artificial.

Ao final deste artigo, há um título h3 (Conclusão sobre as principais dicas de SEO).

Conclusão sobre as principais dicas de SEO

Essas são algumas dicas de SEO. Trabalhe-as de forma sensata e natural e a consequência será um bom posicionamento. Evite técnicas artificiais de SEO, as chamadas técnicas Black Hat, que tentam enganar os mecanismos de busca. Por mais que você consiga resultados imediatos, não são estratégias sustentáveis a longo prazo e só penalizarão seu site.

É importante também manter-se atualizado sobre SEO. Novos fatores são incluídos nos algoritmos dos mecanismos de busca com frequência. Esteja sempre atento.

Adaptado de: iMasters